Através do Telecentro, população umuaramense pode ter acesso diário à internet
quinta-feira, 5 de setembro de 2013A população umuaramense possui um espaço gratuito para se conectar ao mundo digital. O Telecentro localizado na Fundação Cultural e Turismo, possui seis máquinas à disposição dos moradores para serem usadas em pesquisas e entretenimento. Com acesso à internet, o usuário cadastro ao projeto, tem direito a utilizar os equipamentos diariamente pelo período de uma hora.
Por dia, o Telecentro pode atender mais de 40 pessoas. No entanto, o serviço vem sendo pouco utilizado pela população. “É um espaço destinado exclusivamente para as pessoas que precisam utilizar os computadores para uma pesquisa escolar ou acadêmica, para produzir algum trabalho, ler notícias ou até mesmo acessar as redes sociais. Os computadores tem todos os softwares necessários, como editor de texto e planilhas. A única coisa que não disponibilizamos no Telecentro é a impressão”, destaca a superintendente da Fundação Cultural e Turismo, Edlainy Cavalcante Hernandes.
Para utilizar o espaço, o interessado deve preencher um formulário na secretaria da Fundação Cultural e apresentar os documentos pessoais. Com essas informações, a equipe cadastra o novo usuário no sistema do projeto e fornece uma senha de acesso, que pode ser utilizada diariamente, sem necessidade de um horário determinado. “Durante o expediente de trabalho da Fundação Cultural os computadores ficam disponíveis para uso. Para utilizar basta o usuário informar a senha e navegar pelo período de uma hora”, destaca Edlainy.
A qualidade da internet é alta e para alguns usuários o serviço se torna uma ferramenta muito importante para sua rotina diária. A dona de casa Denise da Costa Sirilo, por exemplo, está morando em Umuarama há poucos meses e frequenta o Telecentro no mínimo quatro vezes por semana. “Sou adepta do serviço. Vim de São Paulo há pouco tempo e pela internet consigo falar com meus familiares que moram longe. Venho praticamente todos os dias e me surpreendi com a qualidade do serviço, achei muito melhor do que na cidade em que eu morava”, conta.
O Telecentro Comunitário é um programa Federal e tem como objetivo promover o desenvolvimento social e econômico, reduzindo dessa forma a exclusão digital. “É um programa totalmente gratuito e que permite ao usuário uma navegação quase livre pela internet e pelos principais programas de um computador. Temos alguns sites restritos, principalmente para segurança. Mas é uma grande ferramenta para o cidadão”, destaca Edlainy.