Secretaria de Educação de Umuarama divulga calendário escolar da rede municipal
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014A Secretaria Municipal de Educação já está com o calendário escolar definido. A partir do dia 10 de fevereiro, os alunos matriculados na rede municipal de ensino, creches e centros municipais de educação infantil, retornarão às salas de aula. Antes disso, no entanto, as equipes pedagógicas se prepararão para recebê-los.
Entre os dias 03 a 05 de fevereiro, os educadores participarão da Semana Pedagógica, que neste ano, terá um formato diferenciado. “Forneceremos todo o material e apoio necessário para que o conteúdo abordado seja trabalhado dentro da realidade de cada escola. Ou seja, a Semana Pedagógica acontecerá nas próprias instituições”, explica a secretária de Educação, Cláudia Helena Squarcini.
Já nos dias 06 e 07 de fevereiro, será feito o planejamento escolar com toda a equipe pedagógica. De março a junho, a rede municipal contabilizará 14 dias sem aulas, devido aos feriados prolongados, recessos, jogos do Brasil na Copa do Mundo, reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
As férias escolares do meio do ano, estão definidas para o dia 1º de julho com o retorno no dia 14 do mesmo mês. Segundo a secretária de Educação, durante este período, as creches e cmeis farão plantões para atendimento das crianças que necessitem do serviço.
No segundo semestre, os alunos ficarão cinco dias sem aulas, sendo que dois deles serão em decorrência de feriados, dois devido à reuniões pedagógicas e um para a execução do Projeto de Gestão Educacional.
“Ao todo nosso calendário escolar contará com 200 dias letivos, divididos igualmente entre os dois semestres”, explica Cláudia Helena.
ALUNOS
Em 2013, Umuarama encerrou o ano com 8,4 mil alunos matriculados nas escolas municipais, creches e cmeis. O número é 11,5% maior do que em 2012. Segundo a secretária da pasta, a expectativa é de que este ano o número seja ainda maior. “A tendência é seguir este crescimento em 2014. Ainda não é possível ter um número exato de alunos matriculados pois estamos no período de transferências”, explica.
MATERIAL
A Secretaria Municipal de Educação também promoveu uma alteração nas listas de materiais escolares das instituições municipais neste ano. Cláudia Helena conta que a Secretaria produziu um documento norteador para que com base nele, as escolas produzissem suas listas de materiais. “Cada escola poderá fazer sua lista de acordo com suas necessidades e trabalho, no entanto, todas deverão seguir o padrão estabelecido pela Secretaria, para que nenhuma lista se destoe de outra”, destaca.
Além disso, todas as instituições convocaram os pais dos alunos no final do ano passado para discutir a lista de materiais propostas por elas. “A reunião com os pais, foi justamente para esclarecer as solicitações dos materiais. Após estas discussões a lista ainda teve que ser aprovada pela secretaria”, aponta Cláudia.
LICITAÇÃO MERENDA
A Secretaria de Administração abriu licitação para a aquisição dos gêneros alimentícios não perecíveis que serão utilizados pelo município no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As empresas interessadas deverão encaminhar a documentação até as 8h do dia 20 de janeiro.
A abertura das propostas será feita das 8h01 às 9h do mesmo dia e o início da sessão de disputa de preços acontecerá a partir das 9h01.
A compra será realizada em sessão pública, por meio da internet, mediante condições de segurança em todas as suas fases através do Sistema de Pregão Eletrônico Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil (www.bll.org.br). Para mais informações os interessados poderão procurar a Divisão de Licitação e Contratos, na Avenida Rio Branco, 3717, ou ligar no telefone (44) 3621-4141, ramal 127/129.
Mais notícias sobre Umuarama:
- Unipar vai emocionar Umuarama com seu belo Auto de Natal, dia 11
- Fundação Cultural de Umuarama abre inscrições para oficinas
- Semana Literária segue até sábado em Umuarama
- Ações alertam a população de Umuarama na semana de combate à dengue
- População umuaramense deverá escolher os novos conselheiros tutelares